Blog dos alunos do curso de graduação em Administração da UFRGS criado com informações,tendências e atualidades relacionados a Marketing e Estratégia Verde.
segunda-feira, 29 de novembro de 2010
domingo, 28 de novembro de 2010
quarta-feira, 24 de novembro de 2010
Promoção: Água suja somente por US$ 1,00
terça-feira, 23 de novembro de 2010
Ecomagination
http://www.ecomagination.com/
quarta-feira, 10 de novembro de 2010
Marketing Verde e as Eleições
A causa ambiental esteve em alta nas últimas eleições, não apenas pela quantidade expressiva de votos da candidata à presidência, Marina Silva – Partido Verde, mas também pelo esforço dos candidatos (a qualquer cargo!) em demonstrarem o quanto estavam preocupados com o Meio Ambiente.
O Marketing Pessoal, muito usado em campanhas políticas, esteve aliado ao Marketing Verde nessas eleições. Porém, o que pudemos notar é que, na maioria dos casos, o esforço em se mostrar não passou de Greenwashing, uma conhecida tática empresarial para atrair a atenção de pessoas preocupadas com o meio ambiente, prometendo benefícios “verdes” (mais informações neste post!).
Aparentemente, os candidatos estão cada dia mais reflexivos em relação às causas ambientais, no entanto, suas atitudes são totalmente contraditórias. Como podemos ver nesta reportagem, na hora de se expor à grande massa, eles não economizaram nos meios ambientalmente irresponsáveis, provando que todo o Marketing Verde da campanha não passou de Greenwashing.
E aí, será que em 2012 e em 2014 teremos candidatos dispostos a realizarem campanhas totalmente verdes?
segunda-feira, 8 de novembro de 2010
Comercial WWF - Consciência Verde
quarta-feira, 3 de novembro de 2010
Embalagens como estratégia de marketing
terça-feira, 26 de outubro de 2010
Portal sobre Sustentabilidade
Certo, mas o que tem de tão louvavel em algo que todos fazem? É simples, o site reúne uma lista gigante de cursos de todo o mundo relacionados ao assunto - que são possíveis fazer online de qualquer lugar do Brasil - e uma biblioteca virtual completa que abrange todos os temas que se ligam à sustentabilidade e, ainda, inclui matérias jornalísticas em seu acervo e resumo de livros.
Claro, existe muito mais coisa, mas se você gosta do assunto, o portal é seu lugar certo! Acesse aqui.
Noticia obtida pelo ScienceBlog.
Compensação Ambiental e o Marketing Verde
| Terra nua. O Parque da Pedra Branca, no Rio, deveria ter sido reflorestado em compensação pelos Jogos Pan-Americanos. Foto de Marcos de Paula/AE |
terça-feira, 19 de outubro de 2010
Propaganda "Verde Desbotado"
A Dell lançou em 2008 o desktop Studio Hybrid, como seu produto mais ecológico. O slogan da propaganda, em inglês, significa “desenhado para caber no seu ambiente enquanto o protege”. Segundo a fabricante, o computador de mesa é 80% menor e consome 70% menos energia do que seus concorrentes diretos. Mas sua fabricação polui o mesmo que um computador comum (confira aqui a poluição causada por um notebook “verde” da Sony).
quinta-feira, 14 de outubro de 2010
Brasileiros são os que mais crêem em propagandas de produtos verdes
terça-feira, 12 de outubro de 2010
Panasonic muda estratégia e promete ser verde
segunda-feira, 4 de outubro de 2010
Precificar a biodiversidade
quinta-feira, 30 de setembro de 2010
Em Relatório, ONU afirma que o Marketing Verde é o mais barato
Marketing verde é mais barato, diz relatório da ONU
Natura e Pão de Açucar são citadas em estudo da ONU que analisa estatégias para
conquistar consumidores socialmente responsáveis
FABIANO ANGÉLICO
da PrimaPagina
Ao utilizar o chamado marketing verde — estratégia publicitária que visa cooptar consumidores que levam em conta causas ambientais e sociais —, as empresas gastam menos por trabalhar próximo a organizações da sociedade civil, ser o foco de atenção crescente da mídia e ainda por atrair o apoio voluntário de formadores de opinião. Além disso, o grupo de consumidores responsáveis, que hoje é inferior a
10% do total de compradores, tende a crescer nos próximos anos, o que pode fazer com que os pioneiros tenham mais experiência e consigam com isso vantagem competitiva importante. Esse é o diagnóstico do Talk the Walk, estudo elaborado pelo Pacto Global (uma iniciativa da ONU em prol da responsabilidade social), Programa de Meio Ambiente das Nações Unidas e a consultoria francesa Utopies.
O relatório, divulgado no final de 2005, destaca duas empresas brasileiras: Natura e Pão de Açúcar. A empresa de cosméticos é uma das cinco citadas como pioneiras do marketing verde no mundo. No caso da rede de hipermercados, o relatório menciona, no capítulo sobre as grandes empresas, o projeto Caras do Brasil, iniciativa do Pão de Açúcar que consiste em colocar produtos de pequenos agricultores à disposição dos consumidores. O projeto é citado como uma das dez iniciativas de grandes empresas, que, segundo o estudo, ainda não utilizam o marketing verde em larga escala, mas já flertam com a proposta. O estudo considerou grandes empresas aquelas que estão, em seus países, entre as dez que mais investem em publicidade.
Para o estudo “Talk the Walk”, o marketing verde é viável economicamente — em particular para empresas que não dispõem de grande somas para publicidade — porque as ações social e ambientalmente responsáveis são cada vez mais discutidas na sociedade, o que agrega valor ao produto e à empresa. Além disso, o estudo apresenta uma pesquisa que afirma que 70% dos consumidores gostariam de consumir produtos socialmente corretos e só não o fazem mais freqüentemente por falta de informação.
O relatório diz também que, ao adotar esse tipo de marketing, as empresas se beneficiam do apoio de outros agentes. É que geralmente as corporações que adotam a proposta se associam ao poder público e a organizações não-governamentais — que indiretamente promoverão o produto e a marca.
O relatório lembra ainda que produtos e serviços social e ambientalmente corretos são apoiados por formadores de opinião. Para ilustrar esse aspecto, o estudo cita o caso do Toyota Prius — modelo de automóvel movido a gasolina e eletricidade, que reduz em até 90% a emissão de poluentes. Desde 2003, atores indicados ao Oscar — como Leonardo di Caprio, Morgan Freeman, Salma Hayek e Charlize Theron — chegam à cerimônia de entrega do prêmio de Hollywood nesses carros.
Embora o relatório mencione que uma das maiores vantagens do marketing verde seja o seu baixo custo, o estudo ressalta que a estratégia pode ser uma alternativa para promover elevação real nas vendas. Uma das empresas que aposta no marketing verde e tem bons resultados financeiros é a brasileira Natura, de acordo com o "Talk the Walk". O relatório menciona ganhos recentemente obtidos pela empresa de cosméticos: crescimento de 32% nas vendas no período 2002-2004 (ante elevação de 20% do mercado de cosméticos), fazendo com que a fatia de mercado da empresa alcançasse 19%; receita de US$ 604 milhões (em 2004); e valor da marca equivalente a 113% do volume de vendas anual.
terça-feira, 28 de setembro de 2010
Coca-Cola tem embalagem sustentável
A expectativa é de que, em um ano, a Coca-Cola produza um volume de 140 milhões de garrafas com a tecnologia, significando uma redução de uso de mais de cinco mil barris de petróleo. Até 2014, a empresa espera utilizar a embalagem em todo o seu portfólio. O Brasil é o quinto país a lançar a PlantBottle no mundo e o primeiro na América Latina. O recurso já está disponível também nos Estados Unidos, no Japão, na Austrália e no Canadá.
sábado, 25 de setembro de 2010
sábado, 18 de setembro de 2010
Sustentabilidade é mais do que uma estratégia “verde”
Devemos acreditar que a palavra “verde” não é apenas uma palavra da moda, mas sim uma solução tangível e com uma boa relação custo-benefício para os clientes.
- A proposta valor é real no que diz respeito à redução de todos os custos relacionados, ou apenas a parte?
- As mensagens de uma solução mais sustentável é apenas filantrópica ou assente em dados e métricas concretas?
- A mensagem é clara e transparente, ou assenta em gíria de marketing para comunicar os benefícios ecológicos?
- Investir em ações de mecenato ambiental (doações, etc.), não significa que implementou uma politica interna de sustentabilidade; a solução tecnológica instalada tem que reflectir isso também:
- É perceptível para todos dentro e fora da organização os benefícios da solução escolhida e esta integra-se dentro de uma estratégia ampla de sustentabilidade?
- Quais são as métricas que vai utilizar para medir o impacto da solução implementada?
terça-feira, 14 de setembro de 2010
McDonald's muda logo na Europa - Ambientamente amigável
quinta-feira, 9 de setembro de 2010
O Executivo mais Verde do Mundo
Notícia na íntegra
http://portalexame.abril.com.br/revista/exame/edicoes/0914/gestaoepessoas/m0155044.html
quarta-feira, 8 de setembro de 2010
Branding 3.0
A idéia básica é colocar a lente econômica, social, cultural e ambiental para avaliar o posicionamento das marcas no atual paradigma de negócios e, num mergulho profundo, rever sua essência, seu propósito, sua razão de ser. Além disso, espera-se encaminhar a marca para o futuro.
No texto, e no vídeo, há uma explicação bem completa sobre o assunto.
terça-feira, 31 de agosto de 2010
Adidas Grün | Mídia Verde
segunda-feira, 30 de agosto de 2010
A História das Coisas
"Esbarrei" nesse vídeo há um ano enquanto assistia o canal Futura. É conhecido por algumas pessoas, mas o interessante ressaltar a iniciativa da ativista, que com vontade e uma boa idéia acabou por promover a sua causa. Fica o exemplo para nos inspirar a correr atrás de um mundo mais verde.
Para aqueles que não viram, clique aqui.
Abraço a todos
Henrique Horst da Silva

