Devemos acreditar que a palavra “verde” não é apenas uma palavra da moda, mas sim uma solução tangível e com uma boa relação custo-benefício para os clientes.
Tornar o mundo das Tecnologias de Informação ainda mais “verde” já não é uma opção extra para o sucesso de qualquer negócio. Reduzir o consumo de energia e de lixo poupa dinheiro, bem como oferece excelentes benefícios para o ambiente. Os fabricantes de impressão estãodesenvolvendo ativamente produtos que reduzem custos através de um baixo consumo de energia e assegurando que novos produtos cumprem com a legislação mais exigente. Por outro lado, a introdução e racionalização de políticas de impressão, como o duplex (impressão frente e verso) trata de assegurar uma impressão mais “verde” para todas as organizações.
Ao deixarmos de assumir que a palavra “verde” associada aos negócios não é mais que um moda, mas sim uma forma de estar nos negócios, potencia-se de modo extremamente positivo o impacto que as soluções que se apresentam têm nos clientes e na forma como estes se posicionam como entidades mais sustentáveis. Quando das suas escolhas dos parceiros de tecnologias, as organizações devem procurar identificar alguns indicadores diferenciadores:
- A proposta valor é real no que diz respeito à redução de todos os custos relacionados, ou apenas a parte?
- As mensagens de uma solução mais sustentável é apenas filantrópica ou assente em dados e métricas concretas?
- A mensagem é clara e transparente, ou assenta em gíria de marketing para comunicar os benefícios ecológicos?
- Investir em ações de mecenato ambiental (doações, etc.), não significa que implementou uma politica interna de sustentabilidade; a solução tecnológica instalada tem que reflectir isso também:
- É perceptível para todos dentro e fora da organização os benefícios da solução escolhida e esta integra-se dentro de uma estratégia ampla de sustentabilidade?
- Quais são as métricas que vai utilizar para medir o impacto da solução implementada?
A sustentabilidade é fundamental para o futuro dos pequenos e grandes negócios. Ao integrar os objetivos empresariais com os objetivos de sustentabilidade ambiental, social e financeira as organizações; qualquer organização; está a dar o primeiro passo para a sustentabilidade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário