A causa ambiental esteve em alta nas últimas eleições, não apenas pela quantidade expressiva de votos da candidata à presidência, Marina Silva – Partido Verde, mas também pelo esforço dos candidatos (a qualquer cargo!) em demonstrarem o quanto estavam preocupados com o Meio Ambiente.
O Marketing Pessoal, muito usado em campanhas políticas, esteve aliado ao Marketing Verde nessas eleições. Porém, o que pudemos notar é que, na maioria dos casos, o esforço em se mostrar não passou de Greenwashing, uma conhecida tática empresarial para atrair a atenção de pessoas preocupadas com o meio ambiente, prometendo benefícios “verdes” (mais informações neste post!).
Aparentemente, os candidatos estão cada dia mais reflexivos em relação às causas ambientais, no entanto, suas atitudes são totalmente contraditórias. Como podemos ver nesta reportagem, na hora de se expor à grande massa, eles não economizaram nos meios ambientalmente irresponsáveis, provando que todo o Marketing Verde da campanha não passou de Greenwashing.
E aí, será que em 2012 e em 2014 teremos candidatos dispostos a realizarem campanhas totalmente verdes?
Nenhum comentário:
Postar um comentário